COCCIDIOSE:
A Coccidiose é uma doença mundialmente distribuída em aves ornamentais e aves silvestres criados em cativeiro. É um protozoário parasita do gênero Eimeria, multiplica-se no trato intestinal. Causa danos teciduais, com sintomas de anorexia, peito seco, redução da absorção de nutrientes, desidratação, perda sanguínea e aumento da suscetibilidade a outras doenças.
Algumas das espécies patogênicas causam: diarréia que varia de mucóide à sanguinolenta, desidratação, penas arrepiadas, anemia, despigmentação da pele e prostração.
A coccidiose dificilmente é eliminada do plantel, porém os surtos são comuns quando as aves não foram submetidas a um planejamento preventivo antes de entrar na reprodução, através de exames de fezes para diagnóstico e controle dos efeitos dos tratamentos. São comuns surtos após empréstimos de reprodutores, retornos de campeonatos, feiras, aves recém adquiridas ou mudanças bruscas de temperatura.
Nas formas subclínicas (presença de oocistos nas fezes sem sintomas) e crônicas o prognóstico e reservado a bom, porém com prejuízos na reprodução com grande número de ovos brancos, fêmeas não reproduzindo, filhotes fracos e mortalidade.
A transmissão da coccidiose acontece de ave para ave, com a ingestão de alimentos e água contaminados, gaiolas ou qualquer outro material que contenha os coccídios.
O tratamento pode ser feito com Coccinon, o qual é um suplemento de vitaminas hidrossolúveis e anticoccídico, indicado para a manutenção da saúde dos pássaros. Auxilia no controle e tratamento da coccidiose nas fases mais críticas da criação.
É indicado para uso em situações de stress (campeonatos, torneios, empréstimos dos reprodutores). Age já no primeiro dia de exposição do pássaro às coccidias, tornando-o excelente para uso em momentos de risco de contaminação, como campeonatos, exposições, feiras, concursos, empréstimos de reprodutores, chegada ao novo criatório. Mantém os pássaros imunes ao desenvolvimento dos esporocistos de coccidias no epitélio do trato digestivo durante um período de até 60 dias.
TRATAMENTO DA COCCIDIOSE:
Baycox e Coccinon
INTRODUÇÃO
O Coccidex ou Coccinon: São Coccidiostáticos, ou seja, eles impedem a Reprodução e Proliferação do Coccídeo.
O Baycox: é um Coccidicida, ou seja, ele mata o Coccídeo.
Então, seria mais eficaz usar um Coccidiostático como o Coccinon no uso Imediato como Forma de Salvar um Pássaro já Doente e controlar a Coccidiose, e depois usar um Coccidicida como o Baycox no Tratamento Curativo Finalizando o Tratamento
TRATAMENTO:
1º Manter o pássaro aquecido dia e noite. Usar uma lâmpada ou aquecedor próprio para gaiola.
2° Fornecer uma Cápsula de COCCINON em 50ML de água no Bebedouro por 10 dias. Trocar água todos os dias e corta qualquer outro tipo de fonte liquida como banheira para banho durante o tratamento.
Após 3 dias de descanso fornecer 2 gotas de Baycox em 50ml de água durante 2 (dois) dias consecutivos e se necessário deverá ser repetido após 5 dias de descanso.
Em casos urgentes costumo usar Coccinon e Baycox juntos, sendo 2(duas) cápsulas de Coccinon e 2(duas) gotas de Baycox para 50ml de água no bebedouro. O Baycox durante 2(dois) dias apenas e o Coccinon manter 10 dias.
Recomendamos que a cura seja comprovada através de exames de fezes e não só pela volta da aparência feliz e saudável do pássaro.
DESINTOXICAÇÃO:
Após o término do tratamento com intervalo de 5 dias fornecer 2(duas) gotas de Mercepton em 50ml de água no bebedouro durante 2 dias.